
Recomendação de alguns livros (para todas as idades):
1. Juan Fernando Bou Pérez
COACHING PARA DOCENTES - Motivar para Sucesso

A missão dos professores e os resultados do seu trabalho adquirem, hoje em dia, um altíssimo valor estratégico para a sociedade e para a própria pessoa.
O coaching surge como um processo indispensável à superação pessoal e profissional, através de um conjunto de técnicas que ajudam a alcançar metas e a aperfeiçoar competências, capacidades, autoconfiança, motivação e atitudes. Permite a tomada de consciência sobre os recursos de que já se dispõe para tornar efectivas as escolhas e a mudança, no sentido e direcção que se deseja.
Assim, o objectivo deste livro é transpor para a actividade do docente os conceitos associados ao coaching, levando-o a obter o máximo rendimento no seu trabalho e a revelar maior capacidade de liderança junto dos seus alunos.
2. Paulo Freire
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
A Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire é um livro de poucas páginas, mas de uma densidade de ideias pouco vista em qualquer outra de suas obras. Este seu poder de síntese demonstra sua maturidade, lucidez e vontade de, com simplicidade, abordar algumas das questões fundamentais para a formação dos educadores/as, de forma objectiva. Pedagogia da Autonomia não é um livro a mais da extensa obra de Paulo Freire. É o livro que sintetiza a sua pedagogia do oprimido e o engrandece como gente. É o livro-testamento de sua presença no mundo. Ofereceu-se nela por inteiro na sua grandeza.
Sem dúvida alguma, uma obra de grande valor educativo e pedagógico.
3.. Lia Crespo - JÚLIA E SEUS AMIGOS

Uma bela e envolvente história infantil que discute a integração de crianças com deficiências na escola comum. Trata-se da Educação Inclusiva, proposta pedagógia que é apresentada através da personagem Júlia, menina de oito anos que tem deficiência física e terá de estudar junto com crianças não deficientes, numa nova escola. Um livro divertido e emocionante, que mostra a necessidade de se valorizar o diferente, eliminando a segregação e fazendo da escola um espaço de convivência plena entre crianças, pais e educadores.
Sandra Barbosa
Vila Nova de Gaia—————
—————
—————
—————
—————
—————